quarta-feira, 14 de setembro de 2016

A MÚSICA E A HISTÓRIA: AVE SONORA- JOÃO CHAGAS LEITE


Olá caros leitores, tudo bem com vocês?

Grande nome da música tradicionalista gaúcha, João Chagas Leite tem uma das vozes mais lindas e emotivas dos artistas do sul brasileiro, trazendo em seu repertório músicas que falam de amor, vida do campo, da História e da mescla cultural vivida na fronteira entre Rio Grande do Sul e o Uruguai, sendo que João Chagas é natural de Uruguaiana.
Lançada no final dos anos 80, Ave Sonora faz parte do álbum de mesmo nome, é uma canção belíssima, poética, que faz alusão ao fim da repressão promovida pela Ditadura Militar, a volta dos direitos democráticos e a uma nova era que iniciava na época em que foi lançada, usando como metáfora um pássaro e uma jovem moça, sendo que a ave simboliza o povo e a moça a própria liberdade, abaixo está um vídeo com a música, prestem muita atenção nessa linda canção:


Grande abraço, até a próxima! 

2 comentários:

  1. Estou aqui num churras com meu pai, em Londrina - PR, somos gaúchos e estávamos agora mesmo escutando essa música. Há pouco, meu pai questionou-me se eu entendia o sentido da letra, pois ele achava que esta era relacionada ao período do Regime Militar. Vim pesquisar sobre no google e deparei-me com teu artigo, bastante esclarecedor. Interessante o entrelaçamento música-história, principalmente quando se trata das nossas músicas nativistas! Sucesso para teu blog. Ariany.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, eu ouvi falar que esta música se refere ao grande poeta gaúcho Mario Quintana, que não conseguiu tornar-se um imortal da ABL, sendo que fez o "Poeminha do contra", o qual diz
    "Todos esses que aí estão
    Atravancando meu caminho,
    Eles passarão... Eu passarinho!"
    Não sei se é verdade, mas pelo que diz a música, talvez tenha algum fundo de verdade. No mais, um grande abraço ao amigo!

    ResponderExcluir