segunda-feira, 21 de março de 2016

A MÚSICA E A HISTÓRIA: ASA BRANCA- LUÍZ GONZAGA



Olá caros leitores, tudo bem com vocês?


 Conhecido como o Rei do Baião, Luiz Gonzaga (1912-1989) foi um dos compositores mais conhecidos da Música Popular Brasileira, levando a todos cantos do país ritmos nordestinos, especialmente o baião e o forró, que antes eram totalmente desconhecidos. Seu legado na música é grandioso, influenciando artistas de diversos gêneros musicais e pode ser sentida até nos dias de hoje.
 Lançada em 1947, Asa Branca é uma de suas canções mais conhecidas, composta juntamente com Humberto Teixeira. De forma emotiva, a música fala sobre o drama da seca no nordeste brasileiro e também sobre os retirantes que migram para outras regiões até o período de estiagem acabar, tendo como pano de fundo uma estória de amor. A ave que dá título a música é um exemplo de resistência a períodos longos de seca naquela região, sendo homenageada na canção.
 Abaixo está um clipe muito bonitinho, feito em Flash pela cartunista Gabriela Avanzi, baseado nas xilogravuras feitas por J. Borges, retratando bem o universo desse grande clássico da MPB, provando que música de qualidade não sai do coração das pessoas.



Um grande abraço, até a próxima, uma excelente semana.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário